Cultura

Um dos principais objetivos da ciência é tentar entender a natureza humana. Este também é um dos objetivos da filosofia, da literatura e das artes de maneira geral. Cada uma dessas grandes áreas da cultura humana, com suas linguagens, ferramentas e métodos específicos, tem tentado ao longo das eras entender o mesmo fenômeno.

As especializações decorrentes do aprofundamento dos praticantes de cada uma dessas grandes áreas e de suas sub-áreas nos seus respectivos campos parecem ter levado a uma situação de irremediável separação entre elas. Nos países anglo-saxões chegou-se inclusive a criar o conceito de que haveria duas culturas, a das ciências e a das humanidades, cujos respectivos membros não só teriam muita dificuldade para compartilhar conhecimento e experiências, mas também possuiriam valores e visões de mundo muito diferentes.

O SisNe não defende essa noção de duas culturas separadas e incomensuráveis. Dentro do laboratório, procura-se estimular o diálogo e o entendimento entre diferentes áreas do conhecimento e o esforço para trocas e intercâmbios entre saberes das ciências, da filosofia e das artes.

Os comentários estão encerrados.