Ciclo “Surrealismo no Cinema”

 

O Surrealismo foi um importante movimento de vanguarda artística que surgiu na Europa – com foco na França – após a I Guerra Mundial.

André Breton, no Manifesto do Surrealismo de 1924, fornece duas definições de Surrealismo, uma na forma de verbete de dicionário e outra na forma de verbete de enciclopédia1:

“Surrealismo, s.m. Automatismo psíquico puro pelo qual se propõe exprimir, seja verbalmente, seja por escrito, seja de qualquer outra maneira, o funcionamento real do pensamento. Ditado do pensamento, na ausência de todo controle exercido pela razão, fora de toda preocupação estética ou moral”.

“Surrealismo, Filos. O Surrealismo repousa sobre a crença na realidade superior de certas formas de associações desprezadas antes dele, na onipotência do sonho, no desempenho desinteressado do pensamento. Tende a demolir definitivamente todos os outros mecanismos psíquicos, e a se substituir a eles na resolução dos principais problemas da vida”.

A influência do Surrealismo chegou ao cinema na segunda metade dos anos 20 do século passado, com obras de autores como René Clair, Germaine Dulac, Hans Richter, Man Ray, Luis Buñuel e Jean Cocteau. O movimento surrealista se enfraqueceu após a década de 30, mas suas reverberações persistem até hoje.

O objetivo deste ciclo é apresentar um conjunto de filmes que representem o cinema surrealista, dando uma idéia da influência do Surrealismo sobre o cinema desde a década de 20 até a época contemporânea. Os filmes do ciclo foram escolhidos com base na impressão de que alguns dos elementos característicos do surrealismo – conforme as definições acima – foram capturados pelo menos em parte por todos eles.

 

1Segundo a tradução portuguesa do Manifesto do Surrealismo publicada em http://www.culturabrasil.org/breton.htm (acessada em 13/12/2008).    

 

Programação

 

03/04/2009: Curta-metragens mudos*

·        Entr’acte. René Clair (1924, 23 min).

·        Fantasmas Antes do Café-da-Manhã. Hans Richter (1927, 9 min).

·        A Estrela do Mar. Man Ray (1928, 15 min).

·        A Concha e o Clérigo. Germaine Dulac (1928, 31 min).

·        Um Cão Andaluz. Luis Buñuel (1928, 28 min).

 

17/04/2009: Cocteau e Buñuel**

·        Sangue de Um Poeta. Jean Cocteau (1930, 58 min).

·        A Idade de Ouro. Luis Buñuel (1930, 63 min).

 

24/04/2009: A Hard Days Night. Richard Lester (1964).

 

08/05/2009: El Topo. Alejandro Jodorowsky (1970).

 

15/05/2009: Eraserhead. David Lynch (1997).

 

22/05/2009: Alice. Jan Svankmajer (1988).

 

29/05/2009: Mistérios e Paixões. David Cronenberg (1991).

 

05/06/2009: O Fantasma da Liberdade. Luis Buñuel (1974).

 

*Filmes mudos.

**Filmes de média metragem.

 

Local: Anfiteatro das Exatas, Campus USP. Horário: 16:15 hs